Qual é a melhor plataforma CMS para criar o seu site?

MAGENTO-Drupal-Joomla-WordpressTer um site atualmente é fundamental para qualquer empresa e poucos sabem mas, hoje em dia é possível criar o site de sua empresa de uma forma muito simples e intuitiva sem que tenhamos de ser conhecedores de linguagens de programação. A facilidade de edição permite que nos concentremos mais nos conteúdos.

E isso é possível através dos sistemas CMS que é a sigla para Content Management System, ou em bom português, Sistema Gerenciador de Conteúdo que tem como objetivo facilitar a criação, edição, publicação e distribuição de informação. De forma resumida e simples o CMS é como um esqueleto de um web site, necessitando apenas que você preencha este esqueleto com conteúdo, que é a informação que você deseja compartilhar.

Algumas características presentes na maioria dos CMS modernos:

  • Suporte a múltiplos usuários (registro, gerenciamento e atribuição de papéis a vários usuários).
  • Edição de conteúdo facilitada.
  • As funcionalidades iniciais podem ser ampliadas ou novas podem ser adicionadas através de plugins e/ou módulos.
  • Gerenciamento e controle de documentos através de publicação, revisão, arquivamento e eliminação de documentos.
  • Camada de apresentação gerenciada através de templates, permitindo a troca rápida da interface independente do conteúdo.
  • Controle de Fluxo. Por exemplo, um usuário pode enviar um artigo para um site, mas este não é publicado imediatamente, até que seja revisto por um editor e depois aprovado por um editor-chefe.

Os principais sistemas CMS utilizados atualmente são Joomla, Wordpress, Magento e Drupal, e nós separamos as principais características dessas três ferramentas para você escolher a que melhor se adaptam as suas necessidades

Joomla:

O Joomla! é um dos melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo da atualidade. Ele é utilizado em milhões de sites em todo mundo e foi desenvolvido no formato open source. A sua flexibilidade permite atender desde sites para pequenas/médias empresas e grandes projetos como portal do MEC, Museu do Futebol, Porsche Brasil e outros.

WordPress:

O WordPress é um sistema open source utilizado em milhões de sites em todo mundo. Existem vários modelo de sites prontos que permitem a usuários sem conhecimento técnico aprenderem a gerenciar um site em poucas horas.

Magento:

Magento é uma plataforma de código aberto (open source) para lojas virtuais. Ele ficou conhecido mundialmente pela rápida adoção de milhares de lojas virtuais de pequeno porte, pela facilidade e flexibilidade, além de dar a essas lojas um aspecto profissional e repleto de funcionalidades encontradas antes apenas nas melhores soluções pagas do mercado.

Drupal:

O Drupal é baseado na filosofia de colaboração de software livre através do código aberto, bem como é liberado sob a licença GPL ele possui código aberto e é construído e suportado sob outros projetos de código aberto, codificado na linguagem de código aberto PHP. Os layouts dos sites em Drupal vêm de “temas”, cuja apresentação visual é descrita em CSS padrão ele hospeda centenas de temas livres, totalmente personalizáveis​​, incluindo vários “temas base” para ajudá-lo a iniciar seus próprios projetos.

Uma resposta para “Qual é a melhor plataforma CMS para criar o seu site?”

Os comentários estão desativados.