Aprenda tudo sobre templates responsivos

midiatismo-design-responsivo-exemplo-640x312

Desde o ultimo dia 21/04 o Google está dando prioridade aos sites com templates responsivos e o motivo é  o número de usuários que acessam a web através de celulares e tablets que cada dia que passa aumenta mais e mais em conta partida, o Google tem se demonstrado preocupado com sites em seus resultados de busca que não apresentam boa experiência para esses dispositivos. Segundo um porta-voz do principal site de buscas da web, 61% dos usuários se mostram insatisfeitos quando um site não abre corretamente em seu celular ou tablet. Por isso, anunciou que deverá atualizar o seu algoritmo para diferenciar em seus resultados páginas com melhor experiência em dispositivos móveis dos que aqueles que funcionam bem apenas em computadores. A atualização ainda não tem data para ser publicada.

Segundo pesquisas recentes realizadas pela Conversion no ano de 2014 houve um aumento de 200% no número de pessoas que usam o celular ou tablet para acessar lojas virtuais. Cerca de 20% de todos os acessos são feitos por celulares e tablets, mas esse número cai pela metade quando o assunto é a venda concretizada por esses mesmos dispositivos pois a maioria dos sites não está preparada para gerar uma boa experiência.

Mas oque é um template responsivo? um template responsivo é aquele que permite que o visual do seu blog se adapte automaticamente para ser exibido nos mais diversos tamanhos de tela, desde um pequeno smartphone até o monitor de um desktop ou seja além de ajustar as larguras e tamanhos dos elementos, os espaços são rearranjados, partes podem sumir ou mudar de lugar, e inclusive pode-se ajustar o tamanho da fonte, das imagens e das telas de vídeos.

responsive-design-modelos-telas

Sua principal utilidade é fornecer uma experiência melhor aos usuários que visitam seu blog através de smartphones, onde é mais notada a deficiência de um template não responsivo. Quem nunca visitou um site ou blog no celular e se deparou com letras miúdas e uma navegação terrível? O template responsivo resolve isso.

Vantagens do layout Responsivo

Esse tipo de estilo de layout para sites e Blogs, além de ser conhecido como “Responsive Design”, e não pode ser confundido com os antigos “fluidos“. As vantagens de usar tal recurso são óbvios.

  • Um único layout para várias tipos de tela;
  • Deixa o site/blog mais leve para aparelhos móveis;
  • Evita redirecionamentos do endereço;
  • Não precisa de aplicativos ou plugins para identificar o formato da tela;
  • Evita conteúdo duplicado e punições dos mecanismos de busca;
  • É mais amigável para o visitante.